segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Classe Média movimenta mercado imobiliário

Classe Média movimenta mercado imobiliário

O ano começa animador para o mercado imobiliário. A retomada do crédito com recursos da Poupança e o aumento expressivo de lançamentos mais caros, em 2018, apontam para um retorno das classes médias ao mercado. 
Ano passado, o volume financiado para aquisição ou construção de imóveis interrompeu três anos consecutivos de queda e avançou 15%, segundo a Associação das Entidades de Crédito Imobiliário (Abecip). O grande impulso veio do salto de 33% nos valores financiados com recursos da Poupança, o SBPE, para R$ 57,4 bilhões. Para este ano, a expectativa é que haja novo crescimento, chegando a R$ 69 bilhões. 
As projeções feitas por especialistas em financiamento imobiliários se baseiam em um cenário que ainda está se moldando, pois as reformas ainda não foram aprovadas, principalmente a da Previdência, considerada fundamental para um ajuste fiscal do País. 
A perspectiva de que as contas públicas entrem nos eixos ajudou a derrubar os juros de longo prazo, medida importante para a composição das taxas imobiliárias nos bancos. 
O crescimento expressivo de lançamentos voltados para as classes média e alta indica que incorporadores já antecipam alta da demanda também nos estandes de venda. 
Lançamentos para essa faixa avançaram 54%, nos últimos 12 meses, em comparação com dados de 2017. O mercado destravou após as eleições, dizem os especialistas.  
A Abecip espera que um bom desempenho da Poupança, em 2019, estimule ainda mais o crédito imobiliário, nos próximos meses. 

Folha de São Paulo, 18/02/2019

#mercado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário