segunda-feira, 13 de março de 2017

Técnica aumenta em 30% chance de vender imóvel

Técnica aumenta em 30% chance de vender imóvel

Extra, Pollyanna Brêtas, 12/mar

Se o mar do mercado imobiliário não está para peixe, as águas podem ficar ainda mais turvas para proprietários que desconhecem o caminho das pedras para despertar o interesse e fisgar compradores. Especialistas garantem que é possível aumentar em até 30% as chances de concretizar o negócio se o vendedor aplicar algumas técnicas para tornar o seu imóvel mais atraente. Para ajudá-los nessa tarefa, o EXTRA preparou dez dicas consideradas infalíveis.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape Nacional), Frederico Correia Lima, a retração do mercado torna ainda mais urgente a adoção destas medidas.

- O mais barato é a limpeza, como tirar o encardido das peças, isso chama a atenção do observador externo. É possível também passar produtos adequados nos metais para que eles fiquem brilhosos, além da pintura, que dá um ar diferenciado. É o mínimo necessário para impermeabilização.

Na tentativa de preparar as casas à venda, especialistas estão usando a técnica americana chamada "home staging", que consiste em fazer mudanças simples que potencializam as qualidades do imóvel.

- É quase uma maquiagem para agregar valor ao máximo. Os incorporadores já fazem isso com imóveis novos - diz Sandra D'Angelo, consultora em "home staging".

O valor também pode ser influenciado negativamente.

- A precificação de um imóvel está relacionada com suas características: conservação, armários, churrasqueira, piscina e outros. Não é apenas a metragem - diz Lucas Vargas, CEO do VivaReal.

'O mercado de venda está mais difícil'

"Às vezes, o imóvel fica mais de um ano para vender, e as propostas dos compradores estão mais agressivas, com mais poder de barganha. Antigamente, o proprietário tinha um pensamento de que não faria melhoria para vender, mas isso acabou. A Urca é um bairro excelente e já foi muito disputado no passado. Mas agora há muita oferta na Urca e no Recreio. Na Tijuca, está vendendo bem", diz Leonardo Schneider, vice-presidente do Sindicado da Habitação (Secovi Rio).

Confira as dicas:

1 - Mantenha o local organizado

Qualquer comprador ou locatário, ao visitar uma casa ou apartamento, quer encontrar um local organizado, certo? Então, comece a usar a técnica justamente por aí. Organize o local! A bagunça afasta clientes.

2 - Use a técnica do espelho

Para dar uma sensação de aconchego e aumentar os ambientes use espelho. Quando usado na posição correta, ele é muito bem-vindo também para iluminar o ambiente.

3 - Fique atento à iluminação

Priorize a iluminação ambiente sempre que possível. Na hora de escolher a iluminação artificial, prefira a amarela, pois cria um clima mais acolhedor. Durante a visita, acenda as luzes, mesmo que seja de dia 

4 - Traga um cheiro de aconchego para o lar

Essa pode ser uma técnica usada para que o cliente se sinta em casa.

5 - Fique bem na foto

Colocar boas imagens do imóvel na rede já é metade do caminho para o negócio. Isso porque, atualmente, os clientes fazem primeiro uma pré-seleção na internet antes de definirem onde vão investir.

6 - Limpe a casa

Após organizar a casa, é  fundamental realizar uma limpeza pesada do imóvel. Vale até pagar uma faxina para causar uma impressão ainda melhor nos potenciais compradores.

7 - Abra espaço

Libere prateleiras, mude coisas de lugar. É preciso deixar um pouco de espaço aberto, o que aumenta a sensação de que o imóvel é amplo.

8 - Para agregar valor

Preserve os móveis planejados ou embutidos.

9 - Piso frio

Dê preferência aos pisos frios, caso faça alguma alteração nos pisos do imóvel. Esse tipo de material costuma ser mais fácil de limpar e também mais resistente.

10 - Bonito e seguro

Evite deixar instalações elétricas com fios soltos e aparentes.

fonte ADEMI RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário